buscapé/bondfaro
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Campos do Jordão
Campos do Jordão é a principal estância de inverno do estado de São Paulo, devido ao grande número de pessoas que ela atrai durante a alta temporada, que vai de maio a meados de agosto, totalizando 1,5 milhão de visitantes que desejam curtir o friozinho da Serra da Mantiqueira. Afinal, a cidade fica a mais de 1.600 metros acima do nível do mar.
A cidade apresenta uma grande variedade de atrações: Pedra do Baú, Palácio Boa Vista, a Estrada de Ferro, malharias e chocolaterias, Horto Florestal, Gruta dos Crioulos, Ducha de Prata (quedas d'água para apreciar e venda de artesanato), antigas igrejas e mosteiros e Pico do Itapeva. Esse último, apesar de estar localizado no município de Pindamonhangaba, é praticamente uma atração de Campos do Jordão, já que para chegar ao alto dos seus 1.950 metros de altura é necessário utilizar a estradinha que começa na Vila de Capivari. Lá de cima, pode-se ver, em dias claros e sem neblina, quase todas as cidades do Vale do Paraíba.
É também conhecida pelo Festival Internacional de Inverno, evento que traz para a cidade, sempre durante o mês de julho, uma excelente programação de música clássica.
Campos do Jordão tem uma topografia bastante acidentada. Cerca de 85% do território é composto de regiões onduladas, 10% de encostas de serra e apenas 5% de áreas escarpadas. A cidade está localizada em um vale: a parte plana não ultrapassa 500 metros de largura onde se alinham os seus três núcleos principais: Vila Abernéssia, Vila Jaguaribe e Vila Capivari. Vila Abernessia é o centro comercial e administrativo da Estância. Vila Jaguaribe tem uma parte turística e outra residencial. Capivari é a vila turística, por excelência. Em seus arredores se concentram os melhores hotéis e restaurantes, confeitarias e shoppings, além de luxuosas residéncias que lembram chalés suiços e palacetes imponentes, de estilo normando.
Devido ao charme da cidade, ao clima e a essa arquitetura bastante peculiar, Campos do Jordão é conhecida carinhosamente como a "Suiça Brasileira".
Por toda a cidade é possível ver os telhados típicos de Campos do Jordão, considerada a "Suiça Brasileira"
Noite na Vila de Capivari, centro comercial e local da badalação da cidade
ATRAÇÕES E PONTOS TURÍSTICOS
Ducha de Prata
A Ducha de Prata em Campos do Jordão é formada por várias duchas artificiais que vislumbram os visitantes, nesta canalização desembocam águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes. Em meio à natureza exuberante da serra, as águas da Ducha deliciam os visitantes que podem utilizar plataformas de madeira para tomar banhos frios e saudáveis.
Estrada de Ferro Campos do Jordão
A partir de Campos do Jordão é possível fazer um passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, num percurso de 4 quilômetros . O passeio se dá através do bondinho urbano (conhecido como camarão), uma simpática e charmosa máquina em estilo inglês, que proporciona a oportunidade de apreciar imagens de um ponto de vista exclusivo, entre as duas principais e mais arborizadas avenidas de Campos.
Outra opção é seguir os trilhos centenários até a cidade de Santo Antônio do Pinhal numa viagem de 19 quilômetros ou, ainda, fazer o trecho Pindamonhangaba-Campos do Jordão. [Mais]
Horto Florestal
Criado em 1941, o também conhecido como Horto Florestal, possui 8,3 mil hectares de área preservada e oferece ao visitante uma vasta área de lazer, como bosques para piquenique, churrasqueiras, trilhas para caminhadas, lanchonete, atelier ambiental, uma capela, centro de exposições com mostras de exemplares da fauna e flora da região, viveiro de plantas, além de paisagens belíssimas e o contato direto com a natureza.
Fica a 13 quilômetros da Vila Capivari. [Mais]
Morro do Elefante
Em viagem à Campos do Jordão um passeio se faz obrigatório. O Morro do elefante é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Seu curioso nome tem origem na formação da montanha, que de longe se assemelha ao contorno de um elefante.
O topo fica a 1.800 metros acima do nível do mar e o acesso pode ser feito de duas formas: de carro, saindo da Vila Capivari, ou pelo teleférico.
Palácio Boa Vista
O Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, foi inaugurado em 21 de julho de 1964, pelo então governador Adhemar de Barros, para servir de residência de Inverno do Governador. Com o correr dos anos, adquiriu outra função: a de museu aberto ao público.
Numa área de quase três mil metros quadrados, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos, o Boa Vista abriga um acervo com 1.450 peças entre mobiliário dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, porcelanas, peças religiosas, pratarias, pinturas e esculturas. [Mais]
Pedra do Baú
Pedra do Baú
Com altitude de 1.950 metros o Complexo do Baú é uma enorme formação rochosa que compõe um dos principais cartões postais de Campos do Jordão.
Localizada na Cidade de São Bento do Sapucaí, o melhor acesso se dá por Campos, onde milhares de turistas seguem para conhecer esta maravilhosa atração turística. O complexo é formado por três rochas: a Pedra do Baú, a maior e mais alta pedra com 1.950 metros de altitude; O Bauzinho com 1.760 metros; e a Ana Chata com 1.670 metros de altitude. Estas duas últimas localizadas ao redor da principal. [Mais]
Pico do Imbiri
De fácil acesso e a poucos minutos da avenida principal está localizado o Pico de Imbiri, um local privilegiado e completamente afastado do centro urbano. Ideal para quem procura um lugar absolutamente distinto da cidade, à apenas quatro quilômetros do centro, e que reserva um visual maravilhoso com todos os encantos da serra.
Pico do Itapeva
Localizado no território da cidade de Pindamonhangaba, seu único acesso é pela estrada de asfalto que sai de Campos do Jordão, tornando-se assim uma atração turística da cidade. O Pico do Itapeva, que em indígena significa "Pedra Chata", é também uma oportunidade para se comprar doces, artesanatos e roupas em lã. Artigos como malhas, luvas e cachecóis são vendidos por pequenos fabricantes a preços convidativos.
Fica a 14 quilômetros da Vila Capivari.
Vila Capivari
A Vila Capivari é o Centro Turístico e o ponto de encontro de Campos do Jordão. Em meio a prédios construídos com arquitetura européia, o visitante encontra sofisticados restaurantes, cafés e barzinhos que atendem aos mais diversos gostos e paladares.
Campos do Jordão, maravilha da minha terra. Campos do Jordão, jóia do alto da serra...
Visitar Campos do Jordão é estar em contato com uma natureza exuberante e um clima reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo.
Essas características aliadas à sua localização privilegiada (entre as grandes capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) garantem grande visitação à cidade, sendo o turismo responsável por 80% de sua economia.Na alta temporada, a "Suíça Brasileira", como é conhecida, chega a receber mais de um milhão de turistas.
A cidade possui excelente infra-estrutura para satisfazer os mais exigentes visitantes.
São inúmeras opções de hospedagem, diversão, compras, gastronomia, lazer, eventos culturais e entretenimento que, somadas à tranqüilidade e segurança, contribuem decisivamente para uma estada perfeita.
Campos do Jordão é para ser visitada o ano todo. De acordo com a estação, a cidade oferece desde um simples passeio a cavalo, em que o contato com a natureza é inevitável, às mais sofisticadas programações turísticas. Por essa diversidade de atrativos com características próprias, ao longo dos anos a cidade ganhou "títulos" e "slogans" como "A Suiça Brasileira", "A Cidade dos Festivais", "O Melhor Clima do Mundo", "Campos do Jordão, onde é sempre estação", "Campos do Jordão, a 1700 metros das preocupações", "Montanha Mágica", entre outros. Sem dúvida alguma, estar em Campos do Jordão é desfrutar de um dos mais belos paraísos na terra.
Pinheiros, cascatas, flores e, acima de tudo, Paz. O silêncio, quebrado apenas pelo canto dos pássaros é um convite à meditação. Aproveite os momentos relaxantes, esqueça o estress e deixe sua imaginação voar... É o que a natureza e o clima de Campos do Jordão lhe proporcionam. Um clima propício para se respirar emoções como na obra "As Quatro Estações" de Vivaldi.
No verão sentimos o calor ameno do sol com seus raios filtrados pelos galhos dos plátanos, aquecendo e iluminando o chão coberto de pequenos ramos com folhas amarelecidas.
As temperaturas durante o dia não ultrapassam os 30 graus, com direito à brisa suave e refrescante.
O outono traz novas formas a essas árvores que também revelam tons mais avermelhados em suas folhas que começam a cair, anunciando a proximidade da estação maior.
O inverno chega e as temperaturas abaixo de zero predominam nas madrugadas, abrindo caminho para as manhãs brancas das geadas. O nascer do sol desmancha o gelo e a preguiça, nos convidando para os inúmeros passeios e atrações que a cidade oferece.
A primavera é anunciada com o desabrochar das margaridas, crisineas, atalaias e hortênsias que chegam com as primeiras chuvas, dando novo colorido à nova estação. Em pouco tempo as árvores, antes secas, inauguram novas folhas e transformam o visual da cidade.
Quem acha que já conhece tudo em Campos do Jordão, está enganado, faça agora o seu roteiro e conheça os melhores lugares e passeios que a cidade oferece.



